segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vejo a Educação a Distância como uma grande inovação na área educacional, passamos por várias fases, sendo elas os cursos que utilizavam como meio de comunicação e ensino a televisão, correios e até mesmo o rádio.
Mas com a internet é possível afirmar que foi a grande apoiadora ou facilitadora desse novo modelo de educação, onde as pessoas não precisam estar no mesmo lugar nem na mesma hora, realizando as mesmas atividades.
Portanto, o estudante escolhe o melhor momento e o local mais agradável para realizar seus estudos.
Claro que é uma metodologia que exige algumas responsabilidades dos alunos, assim como, disciplina e interesse.
Talvez se olharmos através desse novo prisma iremos enxergar o EAD como uma forma de inclusão, pois pessoas que não tinham como chegar até os locais da Universidades, podem fazer isso de suas próprias residência e até mesmo os idosos se sentiram estimulados a retormar os estudos.
Como Tutora a Distância e aluna de um curso dessa modalidade vejo os inúmeros benefícios para todos.

5 comentários:

  1. Olá Patrícia,

    penso sim que a EaD é uma grande facilitadora do ensino e promotora de inclusão, pois possibilita que pesoas antes excluídas do processo de educação (seja pela distância física das instituições de ensino, não disponibilidade de horário ou por questões financeiras) podem agora contar com este modelo que minimiza estas questões.

    Vale ressaltar ainda que apesar da EaD não ser recente no Brasil, foi apenas com a utlização das novas tecnologias que pôde se disseminar com a velocidade com que tem crescido.

    Abraços
    Noemi Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Noemi,
      Concordo com seu cometário, e acredito que as novas tecnogias quando utilizadas corretamente e com um método sério e ao mesmo tempo instrutivo, contribui positivamente com a formação educacional e profissional.

      Excluir
  2. Patrícia,

    As novas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e sua redução de custo de aquisição, foi um fator preponderante para o crescimento dos cursos EAD.
    Na outra ponta, várias pessoas tiveram acesso ao seu primeiro computador e a internet, gerando demanda para os cursos a distância.
    Eu entendo que seria a democratização da educação no Brasil, onde antes era privilégio de poucos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Leonardo,
    Realmente a redução de custos tornou a educação mais acessível, afinal, despesas com transporte, alimentação e até material didático foram reduzidas. Assim como você, vejo esse fator como uma maneira de inclusão e até mesmo democratização da educação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia

    Parabéns pelo blog! Concordo com você sobre essa flexibilidade que a EaD trouxe através da tecnologia, para as pessoas que trabalham, estudam e tem outros compromissos, poder estudar no local e no momento desejado é uma vantagem que só temos no EaD.
    Abraços!

    ResponderExcluir