WAGNER ROQUE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os cursos de pós-graduação a distância vêm se firmando como boa alternativa para aperfeiçoar conhecimentos e ampliar a formação acadêmica.
Recursos tecnológicos amigáveis e a adesão de um número crescente de instituições de ensino públicas e privadas estão entre os fatores que contribuem para essa modalidade ganhar credibilidade e terreno no país.
Ao contrário dos cursos de graduação, que em geral são procurados por alunos que buscam uma formação mais genérica e aprendizado para aplicação a médio e longo prazos, os de pós-graduação têm alunos que necessitam de uma especialização técnica para aplicação profissional imediata, segundo Rino Neubarth, diretor de Pós-Graduação e Novos Negócios da Universidade Estácio de Sá. "Na maioria dos casos, são pessoas que precisam se adaptar a uma nova função ou pleiteiam uma promoção na empresa em que trabalham", afirma.
Segundo David Forli Inocente, coordenador de Desenvolvimento do MBA Gestão Estratégica da Universidade de São Paulo e membro do Comitê de Avaliação de EAD do Ministério da Educação, não basta que os cursos a distância tenham bons professores e tutores, os alunos precisam acessá-los.
Outro cuidado é com o tamanho das turmas. O ideal é que não tenham mais do que 50 alunos. "Acima disso, compromete-se a qualidade do aprendizado", diz Inocente.
Apesar da alta aceitação, os cursos de MBA e especialização a distância ganharam força há cerca de seis ou sete anos e, a cada ano, oferecem um número cada vez maior de especialidades.
Na Universidade Gama Filho, por exemplo, há 40 opções de cursos; na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, são cerca de 30; na Fundação Getúlio Vargas, 15 e, no Senac, uma dezena. "A tendência é que as opções se estendam pelas mais diferentes áreas, com infinitas ramificações", afirma o coordenador de MBA da USP.
Se há até bem pouco tempo a procura entre os cursos de pós a distância era basicamente por especialização em gestão de negócios, finanças e marketing, hoje há também demanda por cursos em setores como sustentabilidade, comportamento e direito do consumidor.
Confira a seguir opções cursos de pós-graduação.
Fonte: Folha de São Paulo
Matéria Publicada em 29/07/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário